PLANO DE AULA
|
|
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
|
|
Escola:
|
Escola Professor João Barbosa
de Almeida
|
Professores Visitantes:
|
Ana Maria Cerquinho, João
Aguinaldo, José Walter Lisboa,
Nadéji Neves da Silva, Katia
Babosa, Luana Espinhara.
|
Disciplina:
|
História
|
Série:
|
3º ano do Ensino Médio
|
Turma:
|
“A”
|
Período:
|
4 horas/aula
|
Data:
|
|
TEMA
|
|
A Proclamação da República do
Brasil
|
|
OBJETIVOS
|
|
Objetivo geral:
|
Ø Analisar o contexto histórico da Proclamação da
República no Brasil em 1889.
|
Objetivos específicos:
|
Ø Identificar as principais características da
sociedade brasileira na época da crise do Império;
Ø Conhecer as principais correntes políticas que
atuaram na crise do Império, principalmente o movimento republicano;
Ø Entender o fim do Império e a Proclamação da
República como consequências de processos históricos e de uma crise
estrutural do regime de dom Pedro II;
Ø Utilizar diferentes fontes históricas realizando
ligações entre o passado e o presente.
Ø Utilizar o blog para incentivar os alunos a
buscar por informações e expressar suas reflexões.
|
CONTEÚDOS
|
|
Ø A queda
da monarquia;
Ø O
avanço das ideias republicanas;
Ø A
insatisfação das elites;
Ø Os
militares e a proclamação;
Ø A
primeira Constituição.
|
|
DESENVOLVIMENTO
DO TEMA
|
|
Primeiro momento: (2
horas/aula)
Ø Realização de um pequeno momento de discursão,
buscando compreender os conhecimentos prévios dos alunos sobre o termo
“Republica”;
Ø Divisão da turma em grupos com cinco integrantes.
Cada grupo receberá uma cópia da História em Quadrinhos sobre a Proclamação
da República, analisando a mesma o grupo deverá pontuar quais grupos
políticos que tiveram destaque na instauração do novo regime;
Ø Após a análise em grupo, serão expostas as
conclusões dos alunos;
Segundo
momento: (2 horas/aula)
Ø Aprofundamento do conteúdo através de aula
expositiva sobre o contexto social do período;
Ø Leitura do artigo de jornal de 15 de novembro de
1889, escrito por Aristides Lobo, analisando a atuação do povo diante da
Proclamação da República: “As camadas populares não participaram do processo
de proclamação porque não entenderam o que estava acontecendo ou devido a não
identificação com o novo regime?”. Neste momento serão discutidas as formas
de consolidação do regime republicano como a formulação de símbolos e heróis
nacionais;
Terceiro
momento: (extraclasse)
Ø Através do blog da turma os alunos deverão
analisar o quadrinho sobre o termo democracia, contextualizando a crítica em
torno do conceito do mesmo com a participação política das camadas populares
durante a instauração do regime republicano e seu reflexo no contexto atual.
Ø Além disso, em outra seção do blog, será
realizada a análise de imagens promovendo-se um debate sobre a situação dos
ex - escravizados após a proclamação da república, onde os alunos deverão
realizar pesquisas.
|
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|
Ø
Datashow
Ø
Historia em Quadrinhos
Ø
Artigo de Jornal
Ø
Imagens de símbolos e
heróis nacionais
|
|
AVALIAÇÃO
|
|
A avaliação ocorrera seguindo os seguintes
critérios:
Ø Exposição de conhecimentos prévios;
Ø Participação na atividade em grupo e individual;
Ø Contribuição
nas discussões com argumentos pertinentes.
Ø Participação
no blog, expressando sua criticidade.
Ø Realização
de pesquisa.
|
|
BIBLIOGRAFIA
|
|
Básica:
PELLEGRINI, Marco Cesar. Dias, Adriana Machado.
GRINBERG, Keila. Novo olhar história. 1º Ed. São Paulo: FTD, 2010.
Complementares:
História em Quadrinhos “A Proclamação da
República”, disponível em: http://www.gramsci.org.ar/mafalda/mafalda.htm
Artigo de Aristides Lobo “Acontecimento único”,
disponível em http://www.franklinmartins.com.br/estacao_historia_artigo.php?titulo=o-povo-assistiu-aquilo-bestializado--artigo-de-aristides-lobo-1889
|
Blog tem o objetivo de expressar fatos históricos, direcionar ao público a livros sites sobre material a ser estudado , divulgar filmes com conteúdos históricos, levantar assuntos para posterior debates, registrar temas que causaram marcas sociais e como são refletidos na atualidade.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 19 de junho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário