Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014


PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Escola Professor João Barbosa de Almeida
Professores Visitantes:
Ana Maria Cerquinho, João Aguinaldo, José Walter Lisboa,
Nadéji Neves da Silva, Katia Babosa, Luana Espinhara.
Disciplina:
História
Série:
3º ano do Ensino Médio
Turma:
“A”
Período:
4 horas/aula
Data:

TEMA

A Proclamação da República do Brasil

OBJETIVOS
Objetivo geral:
Ø  Analisar o contexto histórico da Proclamação da República no Brasil em 1889.


Objetivos específicos:
Ø  Identificar as principais características da sociedade brasileira na época da crise do Império;
Ø  Conhecer as principais correntes políticas que atuaram na crise do Império, principalmente o movimento republicano;
Ø  Entender o fim do Império e a Proclamação da República como consequências de processos históricos e de uma crise estrutural do regime de dom Pedro II;
Ø  Utilizar diferentes fontes históricas realizando ligações entre o passado e o presente.
Ø  Utilizar o blog para incentivar os alunos a buscar por informações e expressar suas reflexões.

CONTEÚDOS

Ø  A queda da monarquia;
Ø  O avanço das ideias republicanas;
Ø  A insatisfação das elites;
Ø  Os militares e a proclamação;
Ø  A primeira Constituição.


DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Primeiro momento: (2 horas/aula)

Ø  Realização de um pequeno momento de discursão, buscando compreender os conhecimentos prévios dos alunos sobre o termo “Republica”;
Ø  Divisão da turma em grupos com cinco integrantes. Cada grupo receberá uma cópia da História em Quadrinhos sobre a Proclamação da República, analisando a mesma o grupo deverá pontuar quais grupos políticos que tiveram destaque na instauração do novo regime;
Ø  Após a análise em grupo, serão expostas as conclusões dos alunos;

Segundo momento: (2 horas/aula)
Ø  Aprofundamento do conteúdo através de aula expositiva sobre o contexto social do período;
Ø  Leitura do artigo de jornal de 15 de novembro de 1889, escrito por Aristides Lobo, analisando a atuação do povo diante da Proclamação da República: “As camadas populares não participaram do processo de proclamação porque não entenderam o que estava acontecendo ou devido a não identificação com o novo regime?”. Neste momento serão discutidas as formas de consolidação do regime republicano como a formulação de símbolos e heróis nacionais;

Terceiro momento: (extraclasse)
Ø  Através do blog da turma os alunos deverão analisar o quadrinho sobre o termo democracia, contextualizando a crítica em torno do conceito do mesmo com a participação política das camadas populares durante a instauração do regime republicano e seu reflexo no contexto atual.
Ø  Além disso, em outra seção do blog, será realizada a análise de imagens promovendo-se um debate sobre a situação dos ex - escravizados após a proclamação da república, onde os alunos deverão realizar pesquisas.
RECURSOS DIDÁTICOS

Ø  Datashow
Ø  Historia em Quadrinhos
Ø  Artigo de Jornal
Ø  Imagens de símbolos e heróis nacionais

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrera seguindo os seguintes critérios:
Ø  Exposição de conhecimentos prévios;
Ø  Participação na atividade em grupo e individual;
Ø  Contribuição nas discussões com argumentos pertinentes.
Ø  Participação no blog, expressando sua criticidade.
Ø  Realização de pesquisa.

BIBLIOGRAFIA
Básica:
PELLEGRINI, Marco Cesar. Dias, Adriana Machado. GRINBERG, Keila. Novo olhar história. 1º Ed. São Paulo: FTD, 2010.

Complementares:
História em Quadrinhos “A Proclamação da República”, disponível em: http://www.gramsci.org.ar/mafalda/mafalda.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário